quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O EXERCICIO DA PACIÊNCIA



Isaias 30.1-5,15
Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes (Is 30.15).
Pesquisadores de uma universidade em Chicago (EUA) publicaram há algum tempo os resultados de uma pesquisa sobre as consequências da impaciência para a saúde das pessoas.
Pessoas impacientes sofrem mais com problemas de hipertensão e têm mais probabilidades de contrair doenças cardíacas.
Eles utilizaram algumas perguntas para avaliar se uma pessoa é impaciente: Você se aborrece quando tem de esperar? Você come depressa? Você costuma sentir-se pressionado no fim de um dia normal de trabalho? Costuma sentir-se pressionado pelo tempo?
Aproveite e faça uma auto-avaliação.
Você é uma pessoa impaciente?

  1. AS CONSEQÜÊNCIAS DA IMPACIÊNCIA
A Bíblia afirma que a impaciência é uma manifestação de incredulidade e desconfiança. O profeta Isaías apresenta cinco conseqüências geradas pela impaciência:

1.1. A impaciência leva-nos a substituir os planos de Deus pelos nossos. (Is 30.1)
Disse Deus: Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor, que executam planos que não procedem de mim (v. 1 ). Israel rejeitou a Deus e o projeto que Ele tinha para a nação. Todo o povo rebelou-se contra a vontade de Deus. Os filhos se rebelaram contra o Pai. Eles não ouviram a Deus e executaram seus próprios projetos. Isto é conseqüência da incredulidade (8181).
Deus trabalha de acordo com os 8eus planos. Ele tem planos para cada pessoa, para uma família e para uma nação (Já 42.2; 8133.11,12; Lc 19.9,10; 1 Pe 2.9,10). E a sua vontade para nós é boa, perfeita e agradável (Rm 12.1,2).
Aprender a esperar no tempo de Deus
Até quando?
Sl 13
Tempo para tudo
Ec 3.1-8
A necessidade da Paciência
Tg 5.7-11
O tempo da Restituição
Jô 7.1-9
Incredulidade e Impacência
Jo 7. 1-9
Jesus não chega atrasado
Jo 11.1-15
Esperar é Confiar
Sl 40
1.2. A impaciência nos conduz a fazer alianças com pessoas erradas (Is 30.1)
Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor, que executam planos que não procedem de mim e fazem aliança sem a minha aprovação, para acrescentarem pecado sobre pecado! (v. 1 ). Na afobação, o povo aliouse aos ímpios e fez acordos com os inimigos de Deus.
A impaciência também pode nos levar a fazer coisas que Deus não aprova. A amizade do mundo é inimiga de Deus (Tg 4.4). A comunhão ou a sociedade com incrédulos é condenada por Deus (2 Co 6.14-18). Quando desobedecemos a Deus, só acumulamos pecados.

1.3. A impaciência gera frustrações e decepções (Is 30.2,3)
Ai dos filhos rebeldes ... Que descem ao Egito sem me consultar, buscando refúgio em Faraó e abrigo, à sombra do Egito! Mas o refúgio de Faraó se vos tornará em vergonha, e o abrigo na sombra do Egito, em confusão (v. 1-3).
A incredulidade de Israel o fazia sentir-se inseguro e ameaçado. Ao invés de buscar a Deus, eles procuraram refúgio e abrigo nos homens (SI 146.1-5) .
O povo do Egito durante quatrocentos anos escravizou e maltratou a Israel. O Faraó era um símbolo diabólico do opressor. Ele já havia sido derrotado e desmoralizado por Deus (Êx 15.1-19). Por isso que Deus afirma que Faraó e o Egito só poderiam oferecer para Israel, vergonha e confusão. O salmista Davi declara: Com efeito, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado; envergonhados serão os que procedem traiçoeiramente (SI 25.3).
1.4. A impaciência produz a rejeição do tempo ou do momento certo de Deus (Is 30.4)
O texto diz: Porque os príncipes de Judá já estão em Zoã, e os seus embaixadores já chegaram a Hanes (v.4). A incredulidade ou impaciência de Israel levou-o a atitudes precipitadas, inoportunas e apressadas. Os príncipes e embaixdores foram correndo para o Egito.
Esquecemos muitas vezes que há tempo para todo propósito na terra. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu (Ec 3.1). Jesus disse que o nosso tempo é sempre o agora, mas o tempo de Deus é o certo e melhor (Jo 7.6). Não seja precipitado! Não coloque o carro à frente dos bois.
1.5. A impaciência gera sofrimentos
Todos se envergonharão dum povo que de nada Ihes valerá, não servirá nem de ajuda nem de proveito, porém de vergonha e opróbrio (v. 5). Toda precipitação de Israel resultaria em sofrimento, decepção e derrota. Deus já havia decretado a derrota de Israel: Portanto, esta maldade vos será como brecha no muro alto, que, formando uma barriga, está prestes a cair, e cuja queda vem de repente, num momento. O Senhor o quebrará como se quebra o vaso do oleiro, despedaçando-o sem nada lhe poupar; não se achará entre os seus cacos um que sirva para tomar fogo da lareira ou tirar água da poça (Is 30.13,14). Precisamos atentar para as conseqüências destrutivas da impaciência ou incredulidade. Devemos considerar o conselho bíblico: Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado (Pv 19.2).

2. VENCENDO A IMPACIÊNCIA

A impaciência, portanto, é danosa e prejudicial. Ela é uma evidência clara da falta de fé em Deus. O profeta Isaías apresenta a solução para a impaciência: Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes (Is 30.15). Três lições bíblicas para superarmos a impaciência:
2.1Precisamos de conversão para Deus
A conversão é voltar a mente e o coração para Deus. Ela é imprescindível no começo da vida cristã e indispensável no crescimento espiritual. Deus diz ao seu povo: Se o meu povo, que se chama pelo meu nome. se humilhar, e orar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra (2 Cr 7.14). Quando o apóstolo Pedro estava tomado pelo pecado da soberba, Jesus lhe disse: Tu, pois. quando te converteres, fortalece os teus irmãos (Lc 22.32).
2.2. Precisamos sossegar ou tranqüilizar o coração
A conversão a Deus sossega o coração. A fé tranqüiliza e nos dá acesso à paz de Deus: Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti (ls 26.3). E é na tranqüilidade que aprendemos quem é Deus, e o seu grande poder. O sal mista declara que no contexto de turbulência e agitação, precisamos ficar quietos:
Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus (SI 46.10). A nossa força está na tranqüilidade (Is 40.31).
Ore e transfira para Deus toda a sua ansiedade.
2.3. Precisamos confiar nas promessas de Deus
As promessas de Deus estão em sua Palavra. Confiar em Deus é acreditar na sua pessoa e naquilo que Ele diz. Aguardo o Senhor, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra (SI 130.5). Josué testemunha de maneira maravilhosa: Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu (Js 21.45). Deus nunca falhou ou descumpriu o que prometeu. Ninguém jamais ficou envergonhado em esperar no Senhor.



PRA FINALZIAR
Vivemos dias agitados. Estamos sempre sob pressão. Neste contexto, a impaciência é considerada uma virtude, por muitos. A medicina e a Bíblia, porém, advertem: a impaciência é prejudicial à sua saúde física, mental e espiritual.
Lembre-se que a paciência nos ajuda a conseguir aquilo que desejamos. Há um provérbio chinês que diz: Com tempo e paciência, a folha da amoreira se transforma num vestido de seda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário