terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O que fazer para ser uma nova Criatura? (2 Co 5:17)


I.O que fazer para ser uma nova Criatura? (2 Co 5:17)
Como fazermos para ser uma nova Criatura? Talvez alguém já tenha lhe feito essa pergunta. Foi esse o questionamento do carcereiro Filipos – “ Senhores, que devo fazer para que seja salvo?” ( At 16:30 ). Muitas pessoas querem encontrar uma maneira para está em dia com Deus, e por isso praticam boas obras, achando que estas conseguem colocá-las numa posição aceitável diante do Senhor. Biblicamente Falando, nada existe que possamos fazer para nos transformar em uma nova criatura. Ser uma nova criatura, baseando-se em 2 Coríntios 5:17, é o resultado de três ações de iniciativa divina.
1.Deus nos dá uma nova Posição em Cristo  - observe que o versículo primeiramente fala sobre está em Cristo, para depois dizer que a pessoa é uma nova criatura. Isso porque é necessário está inserido no raio da ação da pessoa de Cristo, resultado de uma nova conversão genuína, para depois ser transformada. Tal milagre é feito pela obra expiatora de Jesus que nos dá condições  de ser uma nova criatura . Podemos dizer que esta ação divina nos leva à nova posição diante de Deus, que está descrita no texto como “ EM CRISTO”

2.Ele deixa nosso passado  para trás – quando Paulo fala nas coisas velhas que já passaram, se refere nas coisas velhas que já passaram, se refere a tudo que faz parte do passado e que continua lá atrás – essas é a idéia do verbo principal desta frase. Todos os nossos pecados e coisas ruins que fizemos foram perdoados por Deus e deixadas bem longe da atualidade. Deus nos perdoa e nunca mais  irá trazer à sua memória os pecados que cometemos. Nos é que, por muitas vezes, achamos que ainda existe algo em nosso passado que nos condena diante de Deus. Se ele já ouviu nossa confissão, e, portanto perdoou, está perdoado.!

3.Ele Faz tudo de novo – o tempo verbal deste trecho indica que Deus fez e continua fazendo coisas novas, diariamente, na vida de seus filhos. Isso mostra a beleza e a dinâmica de nosso relacionamento com Cristo. Graça a Deus pela novidade de vida que Ele nos Proporciona!

Como o fato de está em Cristo se reflete em sua vida, hoje?

II.Quais são os benefícios de ser uma Nova Criatura?

Agora que sabemos que não podemos fazer nada para nos tornar novas criaturas, e que tal condição resulta de ações de Deus, vejamos os benefícios que recebemos por está em Cristo.


1.Ser feito filho de Deus  – antes éramos apenas criaturas de Deus, agora somos filhos por doação. Ninguém nasce filho de Deus. Todos nós nascemos suas criaturas. Somente é filho aquele que recebe Jesus como Senhor e Salvador de sua vida (Jo 1: 12 )



2.Ser conhecido como amigo de Cristo – antes éramos apenas pessoas que conheciam ( possivelmente) alguns aspecto da vida de Cristo, agora fomos alcançados pela sua maravilhosa obra, a ponto dEle mesmo ter dito sobre seus discípulos: “ Já não vos chamo de servos porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; tenho vos chamados de amigos...(Jo 15:15 ). Isso é reflexo de uma vida íntima com Deus.

3.Ser habilitado pelo o Espírito Santo  - Espírito Santo tem um ministério singular na vida daqueles que se entregam a Jesus com, pelo menos três funções especiais:

a.Habitar em nós ( Jo 14 17 )
b.Ensinar – nos sobre as verdades externas (Jo 14:26 )
c.Fazer-nos lembrar das palavras de Cristo (Jo 14:26 )


Já parou para imaginar o que somos hoje é o resultado da ação de Deus Pai todo poderoso, Deu Filho e Deus Espírito Santo – a trindade em nossa vida? 


III.Quais são as responsabilidades de ser uma Nova Criatura?

É muito bom receber benefícios, mas isso acarreta responsabilidade  que acompanha nossa jornada aqui na terra. Aqueles que já foram agraciados pela ação de Deus e pelos os benefícios de está em Cristo têm sua responsabilidade, como veremos a seguir. 
1.Dar Fruto  - “ Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrario, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vedes e deis fruto, e o vosso fruto,  permaneça; a fim de que tudo quando perdes ao pai em nome em meu nome,ele vo-lo conceda”  (Jo 15:16)

2.Dar testemunho – “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e serei minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra” (Atos 1:8). Agora sim, quando temos uma vida que evidencia  transformação de dentro para fora, podemos ser utilizados  por Deus para as outras pessoas também sejam alcançada pela mesma graça.

Como está sua produção de frutos espirituais?
 Como tem sido seu testemunho ultimamente?

IV.Que necessidade há de ser uma nova criatura? ( Jo 3:1-21)

O relato da conversa de Jesus com Nicodemos nos mostra que ser nova criatura não é opção para aqueles que querem ter um novo relacionamento pessoal com Deus, mas uma necessidade. Não há como querer relacionar-se de maneira íntima com Deus, sem experimentar esta transformação.

Quando Jesus inicia a sua conversa com Nicodemos, enfatiza que é necessário nascer de novo para poder ver o reino de Deus. (Jo 3.3). ou seja, é somente por meio do novo nascimento ( o que faz com que a pessoa seja uma nova criatura)que é possível entender coisas espirituais. Esse era o problema de Nicodemos, que mesmo sendo mestre em Israel em Israel.(v10) não conseguia compreender os ensinos espirituais de Jesus. Sem o novo nascimento é impossível compreender a palavra de Deus. Pode-se ter informação sobre Deus, mas nunca formação sob Deus, pois essa só ocorre com o novo nascimento.

Você já experimentou um novo nascimento que lhe transforma em uma nova criatura? O que lhe dar essa certeza.

V.Quais são as evidências do ser Uma Nova Criatura?

Ao ser transformado em uma nova criatura, a pessoa apresenta mudanças internas e externas vejamos algumas dessas evidências.


1.Nova visão e compreensão espiritual (2 Co 4:6;Ef1:18;1Co 2:14)

2.Coração revolucionado ( Ez 36:26;Ef 4:20

3.Vontade Transformada ( Ef 5:15- 17 )

4.Atitude diferente para com o pecado ( Rm 6: 1-23)

5.Disposição para obedecer a Deus ( I Jo 2:26 )

6.Coração habitado por Cristo (Jo 14:23;Co1:27)

7.Vida separada do mundo ( Tg 4:4;I Jo 2:15-17)

a)Luz do mundo ( Mt 5:13 )
b)Sal da terra ( Mt 5:14-16 )
c)O bom perfume ( 2 Co 2:15-16 )


-->
Conclusão

Como vimos é imprescindível ser NOVA CRIATURA, antes de ser DISCÍPULO de Jesus. De nada adianta querer prosseguir no estudo desta apostila sem dar esse primeiro passo. Se você está frequentado o culto aos domingos e ainda não se decidiu, procure uma célula mais próxima de sua casa ou uma pessoa experiente para que explique maiores detalhe sobre está em Jesus. Se você tem plena convicção de que já tomou esta importante decisão, peça que o Espírito Santo sonde sua vida e veja se existe algo em seu íntimo que está em desacordo com o chamado que recebeu de Jesus.

5 comentários:

  1. Estudo excelente glórias a Deus por cada vislumbre deste estudo muito bom, este estudo uma vez aplicado vai gerar muitos frutos para a glória de Deus.
    Pr.antonio Bento

    ResponderExcluir
  2. Muito bom parabéns Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  3. muito bom. Deus continue lhe abençoando

    ResponderExcluir