quarta-feira, 27 de maio de 2015

Saul, Davi e Salomão – três reis, três corações

 “Todo caminho do homem é reto aos seus próprios
olhos, mas o SENHOR sonda os corações.”(Prv 21:2)O verdadeiro interior dos homens é conhecido somente por Deus. Olhamos para as pessoas, mas é possível conhecer apenas o exterior, a fachada. As reais motivações e os sentimentos verdadeiros são conhecidos apenas por Deus.

Na verdade, somos orientados apenas pelas aparências. Conhecemos apenas o mundo das vitrines. Os nossos preconceitos e conceitos, infelizmente, são quase que totalmente construídos a partir apenas das impressões exteriores.

A história de vida dos três primeiros reis de Israel ilustra muito bem a diferença entre a visão superficial humana e a visão daquele que tudo criou.

O julgamento dos homens é falho e pecaminoso. Mas a sabedoria e o domínio de Deus sobre todas as coisas, porém, é absoluta e infalível. Deus conhece a essência, pois ele é o Criador Supremo.  

SAUL – CORAÇÃO EGOÍSTA
Saul, o primeiro rei de Israel foi a pura expressão do poder enganoso das aparências. Deus permitiu que o povo de Israel sofresse ao ser governado por um rei vaidoso, soberbo e desobediente. O povo não queria um rei aprovado por Deus, mas um rei que tivesse aparência de rei. Eles queriam imitar as outras nações.

A motivação de Saul era satisfazer aos seus próprios desejos. A desobediência e a vaidade de Saul lhe reservaram um final trágico: a vergonha e o suicídio. “Saul morreu assim porque foi infiel a Deus, o SENHOR. Ele desobedeceu aos mandamentos de Deus e consultou os espíritos dos mortos” (1Cr 10:13)

DAVI – CORAÇÃO CONSAGRADO
Davi, o segundo rei de Israel, foi um escolhido e ungido pelo próprio Deus. Nem mesmo o pai de Davi lhe dava qualquer prestígio ou o estimava. Ele foi o último dos filhos a ser lembrado pelo próprio pai. Todavia, mesmo sem a estatura física de um Rei, ele era um pastor zeloso, valente defensor das ovelhas do pai e extremamente reverente diante do poder de Deus.

Davi, como qualquer ser humano, cometeu graves pecados; porém, ao contrário de Saul, nunca recorreu aos espíritos enganadores e nem procurou desculpas esfarrapadas para seus pecados. Ele arrependia-se e suplicava pela misericórdia e pelo perdão de Deus.

A motivação de Davi era agradar a Deus em primeiro lugar. E Deus o honrou sobremaneira, garanti-lhe que nunca um descendente dele deixaria de governar o povo de Israel, promessa que se cumpriu logo em seguida, através do reinado de Salomão e para todo o sempre através do reinado eterno de Jesus Cristo. “E, quando você morrer e for sepultado ao lado dos seus antepassados, eu colocarei um dos seus filhos como rei e tornarei forte o reino dele” (1Cr 17:11)

SALOMÃO – CORAÇÃO DIVIDIDO
Salomão, o terceiro rei de Israel, filho de Davi, foi um rei também escolhido por Deus, como cumprimento da promessa feita o pai. No início do seu reinado ele deu demonstração de fidelidade e compromisso. Ele poderia ter pedido qualquer coisa para Deus, mas soube pedir o principal, sabedoria para governar. “Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo?”(1Rs 3:9)

E Deus lhe concedeu não apenas este pedido, mas também glória, poder e riqueza que nunca nenhum outro rei havia possuído antes. Porém, as riquezas e os prazeres corromperam o coração de Salomão ao final de sua vida. Tornou-se Salomão um relativista promíscuo. Já não prestava culto e adoração exclusivamente a Deus. Inclinou-se perante as inúmeras divindades adoradas por suas também inúmeras mulheres. Com resultado, legou para o seu filho problemas insustentáveis que culminaram na divisão do reino. 

A história destes três reis ilustra muito bem a influência que a motivação do coração pode trazer sobre o nosso destino:
-o coração egoísta (Saul) e que busca apenas uma vida de aparências, resulta em vergonha e morte;
-o coração consagrado a Deus (Davi) e que busca, dia e noite, conhecer e realizar a vontade de Deus, resulta em honra e vida eterna;
-o coração dividido (Salomão) e que busca agradar ao mundo e a Deus ao mesmo tempo, resulta em frustração e derrota.

E nós? qual tem sido a motivação dos nossos corações?

Estudo òtimo para a Célula.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

A GRATIDÃO




Uma mulher passou anos da vida trabalhando, lavando as roupas de sua família à mão. Já tinha visto outras pessoas usando suas máquinas de lavar, mas ela simplesmente não tinha condições de comprar uma. O marido dela queria lhe dar uma máquina como presente, mas ganhava pouco. Ele começou a poupar dinheiro e, depois de muito sacrifício, conseguiu comprar uma máquina nova que facilitaria muito a vida de sua mulher amada. Foi entregue na casa deles e colocada, com todo cuidado, no lugar preparado. A mulher colocou detergente, encheu a máquina com água e pôs as primeiras roupas para lavar. Quando a máquina começou a girar, ela ficou admirada, olhando para o presente que jamais esperava receber. Agradeceu ao marido dezenas de vezes. Para mostrar a sua gratidão, ela caprichava na cozinha e sempre lavava as roupas do marido antes das dos outros membros da família.
Algumas amigas foram visitá-la. Ela as levou à lavanderia, e sorria o tempo todo enquanto mostrava-lhes a sua nova máquina. Cada amiga ouvia a história do amor do marido dela e do sacrifício que ele fez para lhe dar esse presente tão especial. Ela cuidava bem da máquina, sempre a mantendo limpa e em boas condições para o próximo uso. Cada vez que a usava, ela lembrava da generosidade e sacrifício do seu marido. Ela sentia sincera e profunda gratidão no coração.
Qualquer pessoa educada sabe que deve agradecer quando recebe um presente. A verdadeira gratidão se reflete, também, de outras maneiras. Falamos para outras pessoas; cuidamos bem do presente recebido; procuramos agradar à pessoa que se mostrou generosa para conosco; etc.
A gratidão faz parte da vida do servo de Deus. Devemos mostrar a gratidão para com outros homens, mas o foco deste artigo é a nossa gratidão para com Deus.
Por que ser gratos a Deus?
As respostas a essa pergunta são mais numerosas do que as estrelas no céu. Deus nos deu vida, e preparou um mundo especial para nos agradar. Ele é a fonte das nossas necessidades diárias. Mas, o discípulo de Cristo sente gratidão por outras razões, além das bênçãos materias. Considere alguns dos motivos da gratidão do servo de Deus:
Motivos materiais/terrestres/físicos:
Deus nos dá alimentos e as necessidades da vida (Mateus 6:11,30-34;João 6:11; 1 Timóteo 4:3-4).
Somos abençoados com famílias (Rute 4:12-14; Salmo 127:3; Provérbios 31:10,29-30).
A presença e o bem-estar/segurança de pessoas queridas (Atos 28:15; Efésios 1:16; 1 Tessalonicenses 1:2).
A proteção divina e as vitórias nesta vida (Êxodo 15:1-2; Esdras 8:31).
Devemos orar e agradecer por todos os homens (1 Timóteo 2:1).
Motivos espirituais/celestes/eternos:
Deus enviou a luz para os homens na pessoa de Jesus Cristo (Lucas 1:78; 2:38).
A salvação pela graça em Jesus (Romanos 7:25; 1 Coríntios 1:4; Colossenses 1:12).
O Senhor revelou a sua palavra de maneira que a podemos entender (Lucas 10:21).
Ele nos deu a Ceia do Senhor para lembrar a morte de Jesus (Mateus 26:26-29; 1 Coríntios 11:23-27).
A fé e fidelidade de irmãos espirituais (Romanos 1:8; 6:17; 1 Tessalonicenses 2:13; 3:9; 2 Tessalonicenses 1:3; 2:13; 2 Timóteo 1:3; Filemom 4).
Temos, em Cristo, a vitória sobre a morte (1 Coríntios 15:57).
Nossos irmãos oram e se preocupam conosco (2 Coríntios 1:11; 8:16; 9:11-15).
Deus nos usa, como seus servos, para divulgar a sua palavra (2 Coríntios 2:14).
Deus Todo-Poderoso reina sobre todos (Apocalipse 4:9; 7:12; 11:7).
Temos esses e muitos outros motivos para ser gratos a Deus. Resumindo, devemos lembrar que Deus é a fonte de todas as coisas boas que recebemos (Tiago 1:17). Ele nos ama e mostra o seu amor em tudo que faz para conosco. Devemos viver constantemente agradecidos ao Senhor.
Como mostrar a nossa gratidão a Deus?
A mulher que ganhou a máquina de lavar falou para o marido, expressando a sua gratidão. Ela fez coisas para lhe agradar. Também, falou para outras pessoas sobre a bondade do homem que a amava. Como servos de Deus, devemos mostrar gratidão das mesmas maneiras:
Expressemos a nossa gratidão a Deus em palavras.
Orações freqüentemente incluem palavras de gratidão. Paulo disse: "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens" (1 Timóteo 2:1). Ações de graças fazem parte da comunicação essencial do servo ao Senhor. Devemos enfatizar oração em nossas vidas, orando "sem cessar" e dando graças "em tudo" (1 Tessalonicenses 5:17-18). Como pessoas radicadas e edificadas em Cristo, vamos crescer em ações de graças (Colossenses 2:7). Percebemos em tais trechos que a oração não é meramente um ritual ou obrigação de falar certas palavras de rotina. É uma parte fundamental da vida do servo de Deus (Colossenses 4:2).
Ações de graças são um aspecto do louvor a Deus, e representam uma oferta feita a ele. No Velho Testamento, ações de graças freqüentemente são citadas em relação à adoração musical (Neemias 12:46; Salmo 69:30; 100:4; etc.). Sob o Novo Testamento, louvamos a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão em nossos corações (Colossenses 3:16; veja Efésios 5:19-20). Na antiga aliança, ações de graças são mencionadas várias vezes quando se fala das ofertas e dos sacrifícios feitos pelo povo judeu (2 Crônicas 33:16; Salmo 107:22; Jeremias 33:11). Na aliança de Cristo, mostramos a gratidão em nossos sacrifícios e ofertas (2 Coríntios 9:11-12).
Pensando dessa forma ajudará o nosso louvor. Ao invés de oferecer adoração egoísta, do estilo e da maneira que nos agrada, louvaremos ao Senhor da maneira que ele pede. Bandas de rock ou hinos acompanhados por instrumentos musicais podem agradar ao homem, mas o Senhor, na Nova Aliança, pediu louvor que vem do coração, oferecido com a voz e os lábios do adorador que serve em espírito e em verdade (leia João 4:24; 1 Coríntios 14:15; Efésios 5:19; Colossenses 3:16; Hebreus 13:15).
Quando louvamos a Deus para mostrar a nossa gratidão, vamos levantar as nossas vozes em adoração sincera. Vamos cantar louvores a Deus porque ele merece a honra. Pensemos no signficado de cada palavra que cantamos, porque queremos adorar em espírito e em verdade.
Mostremos nossa gratidão fazendo coisas para agradar a Deus.
A nossa obediência a Deus reflete a gratidão de pessoas resgatadas pelo sacrifício de Jesus. Paulo frisa bem esse fato na sua carta a Tito. Leia e pondere a mensagem de Tito 2:11 - 3:8. Este trecho destaca a necessidade da santidade nas nossas vidas: "...educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente..." (2:12). Paulo descreve os seguidores de Cristo como "um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras" (2:14). Fala sobre a obediência a Deus em termos práticos: "Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra, não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens" (3:1-2). Devemos perceber que Paulo não está ditando regras ou impondo a sua própria vontade sobre os homens. Ele descreve a conduta de pessoas realmente convertidas a Cristo, pessoas dedicadas a Deus e determinadas a fazer a vontade dele.
O mesmo texto mostra os motivos por trás desta transformação no caráter e no procedimento do discípulo do Senhor. Naturalmente sentimos gratidão, porque: (a) Deus mostrou a sua bondade para nos salvar:"Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens" (2:11); "Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos... segundo sua misericórdia, ele nos salvou..." (3:4-5); "...justificados por graça..." (3:7); (b) Temos esperança em Cristo: "...aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus" (2:13); "...a esperança da vida eterna" (3:7); (c) Jesus se sacrificou por nós: "o qual a si mesmo se deu por nós" (2:14); (d) Ele nos purificou para ser seu povo especial: "...e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras" (2:14); (e) Recebemos a renovação do Espírito Santo: "ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo" (3:5-6); (f) Ele nos fez herdeiros de Deus: "...nos tornemos seus herdeiros" (3:7).
Uma vez que Deus fez tudo isso, quem não mostraria sua gratidão na obediência? "...para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras" (3:8).
Falemos a outras pessoas sobre a bondade de Deus.
Davi reconheceu o valor da sua salvação e pediu o privilégio de poder falar para outras pessoas: "Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos" (Salmo 51:13); Paulo valorizou a sua salvação e deu importância à evangelização de outros: "...pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho" (1 Coríntios 9:16). Paulo entendeu que a divulgação do evangelho continuaria de uma geração para outra: "E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros" (2 Timóteo 2:2). Uma vez que entendemos o significado da salvação em Cristo, falaremos aos outros. Pedro e João disseram: "...pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos" (Atos 4:20).
Mostremos a nossa gratidão
Cada cristão foi resgatado pelo amor de Deus manifestado na cruz de Cristo. A nossa gratidão nos motivará a adorar a Deus, viver por ele, e divulgar a boa nova para todos ao nosso redor. Ele merece isso, e muito mais!
-por Dennis Allan
D115

FOFOCAS


INTRODUÇÃO 

Dividir + desencorajar + destruir + enganar = Satan's idioma.
Considere as palavras da tua boca; é errado utilizar a língua para fazer fofoca. Em vez disso, use a sua boca para o bem: conversar com Deus, orar pelos outros, e a palavra.

Como Davi, um homem segundo coração do próprio Deus, orava: Sl 19:14-DEIXE AS PALAVRAS DA MINHA BOCA E A meditação do meu coração perante a tua face, ó SENHOR, rocha minha e Redentor meu (nosso palavras refletem a meditação do nosso coração).
2-A LÍNGUA É UM PEQUENO MEMBRO
A Bíblia nos diz, Ja 3:5,6 -A LÍNGUA É UM PEQUENO MEMBRO, E GLORIA-SE DE GRANDES COISAS. VEDE quão grande bosque UM PEQUENO fogo incendeia! A LÍNGUA TAMBÉM É UM FOGO; COMO MUNDO DE iniqüidade, A LÍNGUA está posta ENTRE OS NOSSOS MEMBROS, e contamina TODO O CORPO, e inflama O CURSO DA NATUREZA, E É inflamada pelo inferno.
Lc 16:24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água A PONTA DO SEU dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
3-A FOFOCA PODE SER DEFINIDA COMO
A fofoca pode ser definida como palavras soltas ou escrever sobre outra pessoa ou situação, independentemente do fato. Pode também ser definido como caluniosas, maliciosas ou falar ou escrever sobre outra pessoa ou situação com vontade ou intenção de machucá-los. Pode também ser definido como falar ou escrever sobre outra pessoa ou situação a fim de virar outro parecer contra essa pessoa ou situação. A fofoca pode ser verdade ou mentira, mas ainda é boato.
Fazer intrigas pode ser definida como uma história negativa, um relatório falso ou fofoca. Ela pode ser definida como aquele que ultrajaram informa contra outro.
No entanto, quando ceder ao amor da verdade, ela produz, Gal 5:22-25, O FRUTO DO ESPÍRITO (que) É amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança; contra estas coisas NÃO HÁ LEI. E OS QUE SÃO DE CRISTO crucificaram a carne COM AS SUAS paixões e concupiscências. (Nota: fofoca, não enumerados como fruto do Espírito.)
Paulo diz-nos, em Ro 1:18,24,26,28 , PARA A IRA DE DEUS É REVELADA DO CÉU contra toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça; PELO QUE TAMBÉM DEUS OS entregou às concupiscências DE imundícia DOS SEUS PRÓPRIOS corações, para desonrarem seus corpos ENTRE SI: POR ISSO DEUS OS entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram O USO NATURAL NO QUE É CON
INTRODUÇÃO
Dividir + desencorajar + destruir + enganar = Satan's idioma.
Considere as palavras da tua boca; é errado utilizar a língua para fazer fofoca. Em vez disso, use a sua boca para o bem: conversar com Deus, orar pelos outros, e a palavra.
Como Davi, um homem segundo coração do próprio Deus, orava: Sl 19:14-DEIXE AS PALAVRAS DA MINHA BOCA E A meditação do meu coração perante a tua face, ó SENHOR, rocha minha e Redentor meu (nosso palavras refletem a meditação do nosso coração).
2-A LÍNGUA É UM PEQUENO MEMBRO
A Bíblia nos diz, Ja 3:5,6 -A LÍNGUA É UM PEQUENO MEMBRO, E GLORIA-SE DE GRANDES COISAS. VEDE quão grande bosque UM PEQUENO fogo incendeia! A LÍNGUA TAMBÉM É UM FOGO; COMO MUNDO DE iniqüidade, A LÍNGUA está posta ENTRE OS NOSSOS MEMBROS, e contamina TODO O CORPO, e inflama O CURSO DA NATUREZA, E É inflamada pelo inferno.
Lc 16:24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água A PONTA DO SEU dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
3-A FOFOCA PODE SER DEFINIDA COMO
A fofoca pode ser definida como palavras soltas ou escrever sobre outra pessoa ou situação, independentemente do fato. Pode também ser definido como caluniosas, maliciosas ou falar ou escrever sobre outra pessoa ou situação com vontade ou intenção de machucá-los. Pode também ser definido como falar ou escrever sobre outra pessoa ou situação a fim de virar outro parecer contra essa pessoa ou situação. A fofoca pode ser verdade ou mentira, mas ainda é boato.
Fazer intrigas pode ser definida como uma história negativa, um relatório falso ou fofoca. Ela pode ser definida como aquele que ultrajaram informa contra outro.
No entanto, quando ceder ao amor da verdade, ela produz, Gal 5:22-25, O FRUTO DO ESPÍRITO (que) É amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança; contra estas coisas NÃO HÁ LEI. E OS QUE SÃO DE CRISTO crucificaram a carne COM AS SUAS paixões e concupiscências. (Nota: fofoca, não enumerados como fruto do Espírito.)
Paulo diz-nos, em Ro 1:18,24,26,28 , PARA A IRA DE DEUS É REVELADA DO CÉU contra toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça; PELO QUE TAMBÉM DEUS OS entregou às concupiscências DE imundícia DOS SEUS PRÓPRIOS corações, para desonrarem seus corpos ENTRE SI: POR ISSO DEUS OS entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram O USO NATURAL NO QUE É CONTRÁRIO À NATUREZA; E, COMO ELES SE NÃO importaram DE TER CONHECIMENTO DE DEUS, assim Deus os entregou a um sentimento depravado (ou uma depravada mente-vontade, conscientemente se doam) PARA FAZEREM COISAS QUE NÃO convêm.
4- OUTROS COMPANHEIROS DA FOFOCA
A Bíblia enumera murmura e sendo murmuradores, detractores (ou aqueles que fofoca) juntamente com aqueles que são, Ro 1:29-31-CHEIOS DE TODA A iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, ENGANO, malignidade; sendo murmuradores, detractores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, SEM COMPREENSÃO, ALIANÇA DISJUNTORES, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia.
Sabe, porém, isto 2 Tim 3:1-5-QUE NOS ÚLTIMOS DIAS sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, SEM AFETO NATURAL, irreconciliáveis , caluniadores, incontinentes, cruéis, ó desprezadores DAQUELES QUE SÃO BONS, traidores,, ALTAMIRANO, MAIS AMIGOS DOS deleites DO QUE AMIGOS DE DEUS, TENDO UMA FORMA DE PIEDADE, MAS negando O SEU PODER: DE TAIS retirarei (desviar caluniadores maliciosos ou comadres).
Paulo ainda diz-nos, 1Tm 5:13-E aprendem também a andar ociosas, vagando DE CASA EM CASA; E NÃO SÓ ociosas, MAS TAMBÉM paroleiras e curiosas, falando O QUE NÃO CONVÉM.
Está escrito, Pv 6:16-19-ESTAS SEIS COISAS QUE O Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina: olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr PARA O MAL, testemunha falsa que profere mentiras E O que semeia contendas entre irmãos.
5-MOTIVOS QUE AS PESSOAS FOFOCA
1) Orgulho
2) Amargura, hostilidade, raiva, ressentimento; assim, encontrar alguém para extravasar seus sentimentos interiores sobre
3) Baixa auto-estima; desejo de puxar os outros ao redor deles estabelece para seu nível
4) Proposital tentativa de destruir ou malignos alguém, motivado por ciúmes
5) A influência de seus pares; a juntar a multidão para aceitação
6-CONSEQUÊNCIAS DA FOFOCA
1) Aquele que é contraditado pode receber:
Machucar ou dor,
Constrangimento,
Danos à sua índole
Ou reputação;
É igualmente destrutivo
E causa de divisão.
2) Aquele que comadres revela a verdadeira natureza do seu coração. Como está escrito:
Mt 12:34-de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? POIS DO QUE HÁ EM ABUNDÂNCIA NO CORAÇÃO, disso fala a boca (a boca fala do que o coração enche-revelando que o pecado está no controle).
O apóstolo Paulo adverte, Gal 6:7,8 -Não vos enganeis; DEUS NÃO SE ilude: PARA TUDO O QUE O HOMEM SEMEIA, isso também ceifará. PORQUE O QUE SEMEIA NA SUA CARNE, DA CARNE ceifará A CORRUPÇÃO; MAS O QUE SEMEIA NO ESPÍRITO, DO ESPÍRITO ceifará A VIDA ETERNA" (pode-se colher mais do que aquilo que semeámos - como um boomerang que chega a us).
Está escrito: Pv 19:9-A testemunha falsa não ficará impune, e o que profere mentiras perecerá.
Pv 12:18 Há palrador cujas palavras ferem como espada; porém A língua dos sábios É SAÚDE (imprudentes palavras pierce como uma espada [VNI], que, por sua vez, arrasta multidão piedosa).
Pv 12:22-lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR; MAS OS QUE PRATICAM A VERDADE SÃO O SEU DELEITE.
3) A terceira parte (ou a pessoa ouvir as fofocas) pode tornar-se confuso e influenciaram na forma errada. Eles podem repetir o erro e se enrede.
7-TRÊS AVISOS:
1) Não associar com uma pessoa que é uma fofoca.
Como está escrito, Pv 20:19-O que anda mexericando revela segredos; POR ISSO NÃO vos entremetais COM O QUE afaga com seus lábios.
2) Esconder a matéria; manter tudo para si.
Como está escrito, Pv 11:13-A que anda mexericando revela segredos; mas o fiel de espírito encobre o negócio.
3) Ninguém malsãs palavras saem da sua boca.
Como está escrito, Ef 4:29-DEIXE NÃO SAIA da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas SÓ A QUE FOR BOA PARA PROMOVER A EDIFICAÇÃO, PARA QUE DÊ GRAÇA AOS QUE A OUVEM.
As nossas palavras devem promover a cicatrização e ministro graça construir e edificar os ouvintes. Palavras como, "eu te amo, estou rezando por você eu estarei por você."
8-O QUE FAZER SE VOCÊ FOFOCA
1) Arrependimento genuíno de pedir perdão por
2) Compromisso-junta nos meus lábios guarda na minha boca (pense antes de falar)
3) Memorizar estes versos, dizer a Deus quando você sair da cama:
Sl 19:14-DEIXE AS PALAVRAS DA MINHA BOCA E A meditação do meu coração perante a tua face, ó SENHOR, rocha minha e Redentor meu.
Ef 4:29-DEIXE NÃO SAIA da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas SÓ A QUE FOR BOA PARA PROMOVER A EDIFICAÇÃO, PARA QUE DÊ GRAÇA AOS QUE A OUVEM.
Finalmente, Mt 7:12 VNI-nos tudo, FAÇA AOS OUTROS AQUILO QUE queres que te façam A TI.
TRÁRIO À NATUREZA; E, COMO ELES SE NÃO importaram DE TER CONHECIMENTO DE DEUS, assim Deus os entregou a um sentimento depravado (ou uma depravada mente-vontade, conscientemente se doam) PARA FAZEREM COISAS QUE NÃO convêm.
4- OUTROS COMPANHEIROS DA FOFOCA
A Bíblia enumera murmura e sendo murmuradores, detractores (ou aqueles que fofoca) juntamente com aqueles que são, Ro 1:29-31-CHEIOS DE TODA A iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, ENGANO, malignidade; sendo murmuradores, detractores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, SEM COMPREENSÃO, ALIANÇA DISJUNTORES, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia.
Sabe, porém, isto 2 Tim 3:1-5-QUE NOS ÚLTIMOS DIAS sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, SEM AFETO NATURAL, irreconciliáveis , caluniadores, incontinentes, cruéis, ó desprezadores DAQUELES QUE SÃO BONS, traidores,, ALTAMIRANO, MAIS AMIGOS DOS deleites DO QUE AMIGOS DE DEUS, TENDO UMA FORMA DE PIEDADE, MAS negando O SEU PODER: DE TAIS retirarei (desviar caluniadores maliciosos ou comadres).
Paulo ainda diz-nos, 1Tm 5:13-E aprendem também a andar ociosas, vagando DE CASA EM CASA; E NÃO SÓ ociosas, MAS TAMBÉM paroleiras e curiosas, falando O QUE NÃO CONVÉM.
Está escrito, Pv 6:16-19-ESTAS SEIS COISAS QUE O Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina: olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr PARA O MAL, testemunha falsa que profere mentiras E O que semeia contendas entre irmãos.
5-MOTIVOS QUE AS PESSOAS FOFOCA
1) Orgulho
2) Amargura, hostilidade, raiva, ressentimento; assim, encontrar alguém para extravasar seus sentimentos interiores sobre
3) Baixa auto-estima; desejo de puxar os outros ao redor deles estabelece para seu nível
4) Proposital tentativa de destruir ou malignos alguém, motivado por ciúmes
5) A influência de seus pares; a juntar a multidão para aceitação
6-CONSEQUÊNCIAS DA FOFOCA
1) Aquele que é contraditado pode receber:
Machucar ou dor,
Constrangimento,
Danos à sua índole
Ou reputação;
É igualmente destrutivo
E causa de divisão.
2) Aquele que comadres revela a verdadeira natureza do seu coração. Como está escrito:
Mt 12:34-de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? POIS DO QUE HÁ EM ABUNDÂNCIA NO CORAÇÃO, disso fala a boca (a boca fala do que o coração enche-revelando que o pecado está no controle).
O apóstolo Paulo adverte, Gal 6:7,8 -Não vos enganeis; DEUS NÃO SE ilude: PARA TUDO O QUE O HOMEM SEMEIA, isso também ceifará. PORQUE O QUE SEMEIA NA SUA CARNE, DA CARNE ceifará A CORRUPÇÃO; MAS O QUE SEMEIA NO ESPÍRITO, DO ESPÍRITO ceifará A VIDA ETERNA" (pode-se colher mais do que aquilo que semeámos - como um boomerang que chega a us).
Está escrito: Pv 19:9-A testemunha falsa não ficará impune, e o que profere mentiras perecerá.
Pv 12:18 Há palrador cujas palavras ferem como espada; porém A língua dos sábios É SAÚDE (imprudentes palavras pierce como uma espada [VNI], que, por sua vez, arrasta multidão piedosa).
Pv 12:22-lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR; MAS OS QUE PRATICAM A VERDADE SÃO O SEU DELEITE.
3) A terceira parte (ou a pessoa ouvir as fofocas) pode tornar-se confuso e influenciaram na forma errada. Eles podem repetir o erro e se enrede.
7-TRÊS AVISOS:
1) Não associar com uma pessoa que é uma fofoca.
Como está escrito, Pv 20:19-O que anda mexericando revela segredos; POR ISSO NÃO vos entremetais COM O QUE afaga com seus lábios.
2) Esconder a matéria; manter tudo para si.
Como está escrito, Pv 11:13-A que anda mexericando revela segredos; mas o fiel de espírito encobre o negócio.
3) Ninguém malsãs palavras saem da sua boca.
Como está escrito, Ef 4:29-DEIXE NÃO SAIA da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas SÓ A QUE FOR BOA PARA PROMOVER A EDIFICAÇÃO, PARA QUE DÊ GRAÇA AOS QUE A OUVEM.
As nossas palavras devem promover a cicatrização e ministro graça construir e edificar os ouvintes. Palavras como, "eu te amo, estou rezando por você eu estarei por você."
8-O QUE FAZER SE VOCÊ FOFOCA
1) Arrependimento genuíno de pedir perdão por
2) Compromisso-junta nos meus lábios guarda na minha boca (pense antes de falar)
3) Memorizar estes versos, dizer a Deus quando você sair da cama:
Sl 19:14-DEIXE AS PALAVRAS DA MINHA BOCA E A meditação do meu coração perante a tua face, ó SENHOR, rocha minha e Redentor meu.
Ef 4:29-DEIXE NÃO SAIA da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas SÓ A QUE FOR BOA PARA PROMOVER A EDIFICAÇÃO, PARA QUE DÊ GRAÇA AOS QUE A OUVEM.
Finalmente, Mt 7:12 VNI-nos tudo, FAÇA AOS OUTROS AQUILO QUE queres que te façam A TI.