domingo, 27 de abril de 2014

A CRISE DE DEUS : AMAR SEM SER AMADO



O livro de Oséias apresenta-nos a intensa rogativa de um gigante espiritual, profundamente consagrado à tarefa de salvar a nação pecadora. Com autêntica solicitude, o pregador busca, repetidamente, conseguir a convicção e o arrependimento do povo a fim de que os escolhidos de Deus se sintam obrigados a voltar ao lar e ali achar o amor, o perdão e a cura. Com fidelidade, Oséias mostra graficamente os aspectos essenciais da verdadeira religião. Carregando nas tintas, lida com o pecado e seus resultados trágicos na vida humana, fala do juízo destrutivo e do inesgotável amor com seus tesouros indizíveis para o homem e para a mulher, trata da verdadeira natureza do arrependimento, da salvação certa que será proporcionada e do pleno perdão de Deus a todos quantos se arrependerem autenticamente com sincera fé. O veemente evangelista conhece seu povo. Sabe que é derramar lágrimas abundantes enquanto sua esposa infiel chafurda cada vez mais no pecado. Conhece a profundidade do amor e a boa vontade de amar sinceramente, de perdoar, de dar as boas-vindas e de restaurar. Tem consciência da sagrada profundidade do amor no coração de Deus. Dia após dia lança seu desafio pessoal, penetrante e poderoso aos recalcitrantes pecadores que devem voltar para Deus. Mediante a pregação deste profeta, Deus convida seu povo errante a regressar. Oferece-lhe misericórdia e perdão, a graça é abundante, a salvação os espera. É assombroso encontrar neste século do Antigo Testamento tanta mensagem do Novo e descobrir o apelo fundamental do verdadeiro evangelista. Todas as notas estão ali. Toda esfera é descoberta. Faz-se todo tipo de apelo. É a forma como Deus se manifesta.

O autor do livro é Oséias, filho de Beeri, de Israel. Profundamente influenciado pelo profeta Amós, tragicamente ferido pela terrível infidelidade de sua esposa Gomer, agudamente cônscio dos terríveis pecados de seu próprio povo, sensível à voz de Deus dirigida a um povo pecador, o profeta roga intensamente enquanto procura fazer que o povo infiel volte para seu Deus. É o evangelista divinamente escolhido para persuadir os pecadores empedernidos a que se voltem para um Deus cheio de amor, que está ansioso por perdoar-lhes e salvá-los. O ministério de Oséias estendeu-se por vários anos depois do ano de 746 a.C.


TEXTO: OSÉIAS 11:1-12
Hoje nós vamos falar de Oséias seu nome significa salvação. As informações sobre Oséias são escassas. Era nortista e o único profeta do reino do norte cujo o escrito sobreviveu até nós. Possivelmente tenha sido um pedreiro baseado na referência do capitulo 7 sobre cozer o pão, e também em referência a agricultura sugere que ele tinha ligação com o solo. Sua humanidade é explicita em todo livro. 

INTRODUÇÃO
O drama de Oséias ilustra o drama de Deus. Oséias casou – se com uma prostituta. Deus escolheu um povo que O trai continuamente. Nesse texto o profeta usa a linguagem de um pai decepcionado com a ingratidão de seu filho.
·         É o povo da promessa ( Gn 3:15;12:1-3 )
·         É o povo do pacto ( sangue – Abel; aliança – Noé; circuncisão – Abraão; lei – Moisés; redenção – Cristo)
·         É o povo da fé ( Hb 11 )

1.    COMO AGE ESSE POVO?
1.1.  Como um menino
·  Como um menino desobediente ( V2 ) que não atende a voz paterna .
·  Como menino ingrato (V3 ) que não reconhece o cuidado paterno.
·  Cheios de vontades e caprichos (V6 ).
·  Como menino obstinado ( V7 )que só faz o que quer.
·  Como menino sonso ( V12 ) que pensa que engana o pai.
1.2.  Age como mula.
·  Mula precisa ser laçada ( Atrai-os com cordas humanas( V4A).
·  Mula que carrega o peso ( 4be fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas).
·  Mula faminta (4C , e me inclinei para lhes dar de comer).
2.    COMO DEUS TRTA DESTE POVO?
2.1.   Com amor que assume a paternidade (1). Deus não tem vergonha de nós chamar de filhos.
2.2.   Com amor perseverante (2,3,7 ). Ele insiste em nos chamar, e nos fazer o bem e em nos mostrar o caminho.
2.3.   Com amor enlaça (4a) com cordas humanas que são laços de amor fraterno que reproduzem.
2.4.   Com amor que alivia (4b). Tira nosso peso, carrega nossas ansiedades cargas da alma e do espírito.
2.5.   Com amor que se inclina para ser bom (4c). Dá-nos  o sustento diário  e alimenta-nos espiritualmente .
2.6.   Com amor escravo de sua fidelidade ( 8ª,9).Deus não deixa de cumprir em nós sus promessas de amor.
2.7.   Com amor apaixonado (8b). Deus revela sua paixão divina.
2.8.   Com amor firme ( 10,11 ). O senhor é soberano. 

3.    QUE DEUS ESPERA DO SEU POVO ?
3.1.   Conversão, pois ao contrário virá a opressão (5)
3.2.   Simplicidade, pois senão virá a desgraça (6)
3.3.   Filiação assumida, pois do contrário serão colocados diante da ira de Deus (9)

CONCLUSÃO
Nós somos este povo, este menino ingrato que não vê o que o pai tem feito e que fazer por ele. Deixemos de ser crianças, e não desprezemos. Quem nos deu todo amor possível. Deus não merece esta crise, Ele nos ama, e o mínimo que podemos fazer é aceitar este amor  e amá-LO na nossa insuficiência humana mas com coração sincero e consagrado a Ele.
COM LAÇOS FRATERNOS DE AMOR Cris