quarta-feira, 13 de agosto de 2014

AMOR

Lucas 15.11-32

-INTRODUÇÃO: A língua portuguesa é limitada para expressar os tipos de amor. Ao mesmo tempo em que você diz ‘eu amo sorvete’, também fala que ama seu pais, mãe ou filho. Também pode ser usada a palavra amor no sentido sexual apenas desprovido de sentimento. Por isso recorremos a expressões da língua grega usadas na bíblia para explicar sobre o amor e alguns termos do latim para ajudar na compreensão do que é amor.
O antropólogo Alan John Lee, criou uma teoria chamada Estilos de amor. Lee identificou tipos básicos de amor que pessoas usam em suas relações interpessoais[1].


Os tipos de amor podem ser entendidos como níveis, altitude ou períodos da vida em que a pessoa aprende a amadurecer o amor.
O amor não pode ser entendido apenas como sentimento, baseado em histórias somente platônico ou irreal. O amor precisa ser realizado. Deve ser uma ação. O verbo ‘amar’ pode ser experimentado verdadeiramente.
Como descobrir o verdadeiro Amor?
Vamos usar como exemplo a história do Filho pródigo em Lucas 15.1-32 que fala de um jovem que vivenciou vários tipos de amor até conhecer o amor verdadeiro:

1- Amor material
Um amor pragmático (pragma), que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora.
O filho pródigo só pensou nos benefícios que o dinheiro lhe traria (v.12).
Os seus companheiros também só usufruíram de seus recursos.
O irmão do filho pródigo teve amor material pelo que seu pai deu ao irmão (v.29,30)
O amor material é:
            Interesseiro
            Momentâneo
            Egoísta
Durante a primeira infância é comum um tempo em que a criança se apega ao que come e a objetos como brinquedos, por exemplo.
Todos temos amor material, por algo que gostamos como uma roupa preferida ou comida que apreciamos. Este amor é importante, mas não pode ser superestimado.

2 - Amor Lúdico
O amor que é jogado como um jogo (ludos), amor brincalhão, baseado em momentos de diversão e alegria.
Os amigos do filho pródigo gostaram dele enquanto podiam se divertir e depois todos o abandonaram ficando apenas com os porcos (v.16).
O amor lúdico é:
            Engraçado
            Espontâneo
            Momentâneo
Quando criança as primeiras amizades surgem em meio a brincadeiras. Até mesmo o apego a um animal de estimação é uma forma de carinho e distração.
Todos tivemos colegas de escola que convivemos muito bem e depois de um tempo nos esquecemos. Você tem pessoas que gosta de jogar um esporte juntos, mas não são seus verdadeiros amigos. O que não pode acontecer é gostar das pessoas somente quando elas nos dão alegria.





3- Amor generoso
Um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em semelhanças (storge) e no compartilhamento mútuo.
O dono da fazenda fez um favor de ajudar o rapaz deixando cuidar dos porcos (v.15).
O filho pródigo se lembrou do amor com que seu pai tratava os empregados e pediu se poderia ser tratado como um ‘servo’ (v.17-18).
O amor generoso é:
            Gratificante
            Compartilhável
            Baseado em troca de favores
Quando a pessoa passa a dividir o espaço com colegas de estudo e trabalho, aprende a se apegar às pessoas. É muito importante a convivência com diferentes tipos de pessoas e ambientes.
Todos devemos ter uma boa convivência com vizinhos e colegas de trabalho. Trocar favores e ser educado com as pessoas.


4- Amor fraternal
Um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos. O verdadeiro amor de amigos. Pessoas que você gosta ‘de graça’, respeita as diferenças e confia em todo tempo. É um amor consciente ou psicológico (psique) quando você se identifica com o outro.
O filho pródigo certamente tinha muitos amigos, porque seu pai lhe deu uma grande festa e todos vieram para vê-lo (v.24).
O amor fraternal é:
            Companheiro
            Confiável
           Respeitável
Com o tempo as verdadeiras amizades são construídas. Cada pessoa aprende a selecionar amigos para compartilhar coisas mais íntimas do seu viver.
O amor fraternal é o verdadeiro amor de amigos. É nos momentos difíceis que descobrimos quem são os verdadeiros amigos. Precisamos cultivar amizades.

5- Amor sexual
Um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física (éros).
Com certeza o filho pródigo teve várias namoradas, mas era apenas um amor carnal enquanto tudo estava bem (v.13). O contato físico do homem com a mulher consuma sua relação tornando-se os dois “uma só carne” (Gênesis 2.24).
O amor sexual é:
            Apaixonado
            Atraente
            Físico


Na adolescência, quando vem a puberdade, a pessoa descobre a atração pela pessoa do outro sexo.
Todos devem conhecer alguém para viver juntos. Deus viu que “não era bom” que home vivesse só (Gênesis 2.18).

6- Amor familiar
O amor pelas pessoas da família com altruísmo, generosidade (philia). A dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse.
O filho pródigo sabia que amava sua família, mesmo que por um momento se esquecera.
Seu pai e mãe o amaram o tempo todo. O pai amava os dois filhos da mesma maneira e tentava “conciliá-lo” (v.28).
O amor familiar é:
            Emotivo
            Generoso
            Perdoador
Quando a pessoa constrói uma família, aprende a valorizar o verdadeiro amor. Durante um tempo envolvido com os amigos e conquistas materiais a pessoa se esquece da família. Mas quando passa por momentos mais difíceis descobre a importância de ter o amor familiar.
Todos nós devemos cuidar da família com amor. Seja quem ou quantos forem da família é melhor amar e viver bem do que ficar sozinho.

7- Amor incondicional
O amor gratuito que é capaz de se sacrificar pelo outro independente do merecimento.
O pai do filho pródigo o abraçou sujo como estava, o beijou sem receio e se alegrou sinceramente com o seu retorno. Cuidou dele limpando-o, vestindo, alimentando e restabeleceu à sua condição de filho.
O amor incondicional é:
            Altruísta
            Espiritual
Sacrificial
Desinteressado
Gratuito
Eterno
Quando a pessoa conhece o amor incondicional de Deus, aprende a valorizar o amor e construir relacionamentos amorosos em todos os níveis citados de uma maneira verdadeira e profunda.
O amor ágape só pode ser conhecido através de Jesus Cristo que morreu gratuitamente se sacrificando pela salvação. Na cruz, Deus deu a maior prova de amor de todos os tempos.
É possível aprender a Amar!


- CONCLUSÃO:
O filho pródigo precisou decair emocionalmente ao ponto de conviver no meio de porcos, para descobrir o verdadeiro amor incondicional. Depois disse ele certamente continuou sua vida construindo relações de amor saudáveis sustentadas em Deus.
Se os tipos de amor forem entendidos como processo, a pessoa descobre o amor à medida que tem experiências na vida.
Existe uma grande movimento de pessoas descendo esta escada. Deixando o amor incondicional de Deus, abandonando a família, pervertendo o amor sexual, largando amizades, não convivendo bem com colegas, não aproveitando oportunidades de entretenimento conjunto e se apegando ao amor material.
Outros conseguem subir apenas alguns degraus no máximo até o amor sexual. É preciso subir esta escada em direção ao verdadeiro amor de Deus.


O verdadeiro amor em todos os sentidos, seja material, lúdico, generoso, fraternal, sexual e familiar ou em áreas da vida só podem ser completos se a pessoa conhecer o amor incondicional de Deus. A essência de Deus é o amor. Não existe amor sem a presença de Deus que é a coluna que sustenta o amor. Todos os tipos de amor podem ser passageiros, mas o amor de Deus além de incondicional, é eterno e infinito.
Você tem amado em que nível ou forma?
Acima de tudo busque o amor de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário