terça-feira, 27 de maio de 2014

A Importância de termos amigos

Amigos… ah! Os amigos. Como é bom ter amigos! Há momentos em nossas vidas, em que tudo o que mais desejamos é um amigo com quem contar. Nos momentos de alegria, os queremos por perto. Nos momentos de tristeza, precisamos deles por perto. É realmente muito bom ter amigos.
Ultimamente eu tenho meditado muito sobre amizade e quanto mais me aprofundo no assunto, mais percebo o quanto nós somos ligados afetivamente àqueles a quem temos por nossos amigos. Num coração humano, dividido entre tantas coisas como família, estudos, trabalho, igreja, ministério e etc, os amigos sempre têm seu lugar reservado. Os amigos são parte de nós. Contudo, embora seja maravilhoso estar cercado de pessoas que amamos e que igualmente nos amam, não é nestas pessoas que devem estar os nossos olhos e a nossa confiança 

Salmos 141:8 nos fala: Mas os meus olhos estão fixos em ti, ó Soberano Senhor; em ti me refugio.
A Palavra de Deus diz, que o sol e a chuva, vem sobre justos e injustos (Mateus 5:45). Servos de Deus como nós, estão sujeitos a dores, tribulações, enfim, momentos difíceis. Eu tenho provado isso em minha própria vida. No ano em que mais tenho me dedicado ao Senhor, ao meu chamado e a conhecê-Lo mais intimamente, tenho passado talvez por algumas das maiores lutas de toda a minha vida. O que isso significa?
Deus é injusto? Não, de maneira alguma! O nosso Deus é Perfeito! Muitas pessoas questionam o sofrimento por crerem que quanto mais “santos”, “perfeitos” e “íntimos” de Deus forem, menos estarão sujeitos a dor. “Oh, mas se Deus me ama, porque estou sofrendo?” é o que muitos exclamam sem perceber que não há lugar melhor ou escola melhor para o crescimento espiritual, para conquistar intimidade com Deus e para viver os milagres de Deus, do que os desertos da vida. Quero que você guarde em seu coração esta palavra: O melhor amigo que você pode ter, somente poderá conhecê-lo no deserto. Davi e Moisés conheceram bem esta verdade. Os livros de Êxodo, 1º e 2º Samuel contam de uma forma linda a história desses homens e de como o deserto, figurado ou literalmente representado, os aproximavam de Deus.
No livro de Provérbios encontramos dois versículos que se completam de uma forma belíssima, e muitas vezes passam desapercebidos. Vejamos:
- “Em todo tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão” (Provérbios 17:17)
- “O homem que tem muitos amigos, deve mostrar-se amigável; mas há um Amigo que é mais chegado do que um irmão.” (Provérbios 18:24))
Olha que coisa tremenda: Em todos os momentos, temos o amor do amigo, mas na hora da angústia um verdadeiro irmão se manifesta. A palavra diz que Jesus, na cruz, se fez o primogênito entre muitos irmãos (Romanos 8:29), ou seja, como filhos de Deus, temos Jesus como nosso irmão mais velho. Ele é o irmão que se manifesta nas horas mais difíceis! Oh, glória!
Mas tem mais, ainda não para por aí. Sabemos que Jesus não é um amigo comum, Ele na verdade é como um irmão. E sabe de uma coisa? Ele não é um irmão qualquer. Como lemos, Ele é um amigo mais chegado do que um irmão. Pense em todos seus conceitos e referências de um irmão maravilhoso, um exemplo de irmão. Pensou? Pois é, Jesus vai além de todos eles em sua capacidade de amar! Jesus é um amigo mais chegado que um irmão. Mais chegado, mais íntimo, mais mais…enfim, Ele é mais!
Por que íntimo? Porque para Ele é totalmente irrelevante nosso exterior. O superficial simplesmente não existe, não importa para Ele. Ele sonda e conhece o mais profundo do nosso ser, do nosso eu. Ninguém sabe melhor quem verdadeiramente somos como Ele. Nossos defeitos, qualidades para Ele são apenas adereços. Ele conhece o nosso ser. Consegue entender a profundidade disso, meu querido? Jesus conhece o teu ser, Ele sabe quem você realmente é. 
Por isso, Ele não é um colega e nem mesmo um amigo comum. Podemos recorrer às pessoas. Não há nada de errado nisso. Contudo, eu estou aprendendo na prática que antes de qualquer pessoa, devo correr para Jesus. Ele é o melhor e mais fiel amigo que tenho! Ele sempre tem respostas, solução para tudo. E mais do que isso: Ele tem prazer em ser meu amigo, em estar comigo. Os amigos humanos podem ser sim, instrumentos que o Melhor de todos os amigos usa para me abençoar, mas meus olhos, minha confiança e o meu coração precisam estar fixos no Senhor e assim, eu jamais irei me decepcionar. Ele me ama se importa comigo mais que um colega, me ajuda mais que um amigo comum, me conhece e me ama mais do que um irmão.
Jesus é um amigo perfeito! Ele é um Amigo íntimo!
Não perca tempo! O que você está fazendo aí? Corra agora mesmo para os braços fortes, quentes e cheios de amor do melhor amigo de todos! JESUS CRISTO!
 
Créditos:Livres DT, o canal de notícias do Diante do Trono e Mundo Cristão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário