domingo, 5 de janeiro de 2014

LEVANDO AS CARGAS UNS DOS OUTROS


Gálatas 6:2
Você já carregou uma sacola bem pesada alguma vez? Quando um braço vai se cansando o jeito é "trocar de mão". E quando os dois braços se cansam? Bom, aí a gente coloca a sacola num ombro, no outro ombro, nas costas e assim por diante, até o fim do caminho. Assim também acontece com a comunidade cristã, onde todos são membros de um mesmo corpo, o “Corpo de Cristo”, e todos nós somos chamados a "levar as cargas uns dos outros", pois aquilo que afeta um membro, afeta a todos       “De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam” (I Co 12:26).

Levar a carga de um irmão é mais do que entender o seu problema, compadecer-se da sua situação ou interceder em favor dele. Levar a carga é envolver-se na questão, em meio à dificuldade ou circunstância desagradável que lhe vem afligindo, como se aquilo estivesse acontecendo conosco; fazendo um grande esforço para aliviar o seu sofrimento.

I.                   A Lei de Cristo
"Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo" (GI 6:2)

Qual é a "lei de Cristo "? A lei de Cristo é a "lei do amor". Um amor como o de Cristo, que foi capaz de assumir o nosso "problema" e levar (na cruz) o nosso “fardo” (Ef 5:2). Desta forma, quando demonstramos amor uns pelos outros a ponto de nos ajudarmos mutuamente, cumprimos a lei de Cristo – “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” ( Jo 13:35), e ainda "Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos" (I Jo 3: 16). Aliás, o amor
é o cumprimento de todas as exigências morais da lei.
Você ama ao Senhor Jesus? Então cumpra o Seu mandamento e se disponha a ajudar irmãos que precisam de você.

Mas, essa "lei" é para quem? Essa "lei" é para aqueles que fazem parte da família de Deus "Agora vocês são cidadãos que pertencem ao povo de Deus e são membros da família dele" (Ef 2: 19 ­NTLH). E como somos membros uns dos outros, somos também responsáveis uns pelos outros. Uma das razões que levaram Caim a um pecado tão horrendo foi negar sua responsabilidade para com seu irmão - "Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?" (Gn 4:9). Sim, cada um é responsável pelos outros e tem o dever de dividir as cargas, consolar, ensinar, perdoar os tropeços e ajudá-los a se levantar.

• Você conhece alguém que precise do seu apoio? Você conhece alguém cuja carga tem sido pesada demais e, com sua ajuda poderia facilmente suportar?

É bom lembrarmos que se hoje é você que ajuda alguém; amanhã poderá ser a sua vez de pedir ajuda ou desejar que alguém o ajude. A fé em Cristo não nos isenta de passarmos por problemas, mas, pelo menos, podemos contar como certo de que Deus estará sempre ao nosso lado nas horas difíceis. Ele vem a nós pela mensagem que nos conforta, pelo Espírito que nos assiste e até por meios sobrenaturais. Mas Ele também vem a nós, nas horas difíceis, através de outros cristãos que, por amor a Cristo fazem tudo para diminuir a nossa angústia e enxugar as nossas lágrimas, levando sobre eles mesmos parte de nossas cargas.

II. A Carga Alheia
"Leva; as cargas uns dos outros e, assim,
cumprireis a lei de Cristo" (GI 6:2)
Que carga é essa que devo dividir com meu irmão? É a mesma carga que às vezes preciso de ajuda para suportar.
 1.                  Aflições físicas
Pode ser que, em algum momento venhamos a enfrentar enfermidades tais que desestabilizem a nossa fé ou nossa vontade de viver. Dependendo do lugar ou do momento, pode ser que a nossa carga venha na forma de uma tragédia, de uma violência, de uma falência ou de uma situação nunca antes pensada. Portanto, essa é a carga que devo dividir com meu irmão - "Vinde, benditos de meu Pai! Entra; na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes" (Mt 25:34-35).

2.                  Aflições espirituais
As lutas, os temores, os dissabores, a perplexidade que a vida nos reserva, muitas vezes afligem nossa alma, nossa mente e nossas emoções, de maneira que todos nós precisamos de quem nos ajude a suportar (2 Co 4:8; 7:5-6).

3.                  Necessidades financeiras
Só quem passa por isso é que sabe o quanto é duro perder o emprego e não ter como saldar os compromissos. São momentos circunstanciais, às vezes passageiros, mas que precisam de um socorro emergencial para que o fardo não se torne demasiadamente pesado.

4.                  Fraquezas e temores
Dependendo de nossa formação, nossa experiência ou nossa personalidade, a probabilidade de tropeçar aumenta ainda mais. Como é bom poder contar com um amigo de confiança nessas horas; alguém que nos estimule, nos exorte, nos oriente e nos conforte, alguém que alivie a nossa carga – “Aceitem entre vocês quem é fraco na fé sem criticar as opiniões dessa pessoa”(Rm 14: 1).
5.                  Esgotamento emocional
Não é fácil sentir-se solitário, por não ter família por perto, não ter amigos, não ter uma pessoa amada com quem compartilhar a vida. O isolamento, a saudade, o luto e coisas assim só podem ser suportadas com um abraço amigo (Fp 2:25-26).

"Como é que podemos ajudar os outros se nem mesmo conseguimos resolver nossos próprios problemas? Onde é que obteremos forças para ajudar os outros?" Bem, se os seus problemas são muito pesados, faça o que Jesus mandou: "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve" (Mt 11 :29-30). Siga o conselho de Pedro: "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (I Pe 5: 7). Aí, então teremos forças de sobra para ajudar os outros.

III -  A Parte que me Cabe
"Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo" (GI6:2)

A parte que nos cabe nesse mandamento é tudo aquilo que estiver ao nosso alcance - "Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado" (I Pe 4: 11). Mas, ao fazermos a nossa parte, devemos nos lembrar de algumas verdades que acompanham este mandamento.
1.                  Todos nós temos algum tipo de "carga" para carregar; algumas provocadas por nós mesmos; outras, alheias a nossa vontade. Essa afirmação não é um exagero e muito menos um motivo de vergonha (I Jo 1:8).

2.                  Deus nunca quis que um filho Seu tivesse de levar sozinho a sua carga; por isso é que Ele criou o Corpo, com diversos membros para se ajudarem mutuamente. Desta forma, quando nos sentirmos sobrecarregados devemos comunicar este fato uns aos outros.

3.                  Uma vez sabendo que o irmão está com uma carga, o cristão tem a obrigação de assumir uma parte da responsabilidade pela mesma, porque somos responsáveis uns pelos outros.
4.                   O fato de levarmos as cargas do irmão é um indício de estarmos "andando no Espírito". Por outro lado, o cristão que faz vista grossa para os problemas do irmão, acaba revelando sua carnal idade.

Conclusão:
Levando as cargas uns dos outros contribuímos para o bem-estar individual e coletivo do Corpo de Cristo. Quando um membro sofre, todos sofrem; quando um é ajudado, todos sentem o benefício. O ministério é um grande testemunho do amor que Jesus Cristo nos deixou.

João disse: "Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações" (I Jo 3: 18 - NTLH).

• Como você tem interagido com seus irmãos quando passam por problemas? Tem agradado ao Senhor, cumprindo a ordem de levar a carga daquele que precisa de ajuda? Quando você ajuda alguém, na verdade está ajudando a si próprio, atraindo bênçãos do Senhor para sua vida!

6 comentários:

  1. Benção de de Deus esse estudo vamos fazer um propósito de oração aqui com esse tema.Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. QUE BENÇÃO ESSE ESTUDO, DEVEMOS REALMENTE LEVAR AS CARGAS UNS DOS OUTROS

    ResponderExcluir
  3. Estudo maravilhoso com certeza irá acrescentar crescimento na vida de muitos.

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus que estudo abençoado que palavra maravilhosa. DEUS E fiel

    ResponderExcluir