sábado, 4 de janeiro de 2014

Os três 3 S


Referência: Tiago 1.5-18


1)  Salvação;
2)  Santificação;
3)  Serviço.
1. Tiago escreve esta carta para ajudar os crentes dispersos a vencerem as provações a que estavam expostos, buscando ao mesmo tempo, o alvo da maturidade cristã.
2. Ele ensinou nos versos 2-4 que as provas são compatíveis com a fé cristã, são variadas, passageiras e pedagógicas.
3. Agora, Tiago vai nos mostrar como viver com sabedoria neste mundo, no meio dessas provas.
I. COMO LIDAR DE FORMA SÁBIA COM AS PROVAÇÕES – V. 5-12
O alvo de Deus em nossa vida é a maturidade cristã (1:2-4,12; Rm 8:29; Cl 1:28). À medida que somos provados, precisamos pedir a Deus para nos mostrar o que ele está fazendo (1:5). Deus nos prova para nos fazer desmamar de atitudes infantis.
Para alcançar esse alvo da maturidade, Deus faz três coisas (Ef 2:8-10):
1) Há uma obra que Deus realiza por nós – Salvação;
2) Há uma obra que Deus realiza em nós – Santificação;
3) Há uma obra que Deus realiza através de nós – Serviço.
Exemplos: Deus trabalhou 25 anos na vida de Abraão antes de lhe dar o filho da promessa. Deus trabalhou 13 anos na vida de José antes de colocá-lo no trono. Deus trabalhou 80 anos na vida de Moisés antes de usá-lo como líder do seu povo. Jesus trabalhou 3 anos na vida dos apóstolos antes de enviá-los ao mundo. O alvo de Cristo é que a igreja faça discípulos (Mt 28:19).
1. Quando somos provados precisamos pedir Sabedoria – v. 5-8
Quando estamos sendo provados, precisamos de discernimento, precisamos de sabedoria (1:5; 3:13-18). O que é sabedoria? É mais que conhecimento. Sabedoria é o uso correto do conhecimento. Conhecimento é conhecer a Bíblia bem. Sabedoria é usar a Bíblia bem. Sabedoria é olhar para a vida com os olhos de Deus. O sábio busca maturidade e não prazer. Há pessoas cultas e tolas. Há pessoas que têm erudição, mas nãosabem viver a vida nem fazer escolhas certas.

Quando estamos sendo provados, precisamos de sabedoria para não disperdiçarmos as oportunidades que Deus está nos dando para chegarmos à maturidade. Sabedoria nos ajuda a entender como usar as provas para o nosso bem e a glória de Deus. Exemplo: O testemunho de Paulo (Fp 1:12).

Oremos para que nesse ano de 2014 DEUS nos dê sabedoria para que possamos ganhar vidas e ter paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário