sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O Poder da Pressão

 
O que para você é pressão? Em que situações você se sentiu pressionado?

A pressão é uma força agindo ininterruptamente na vida do crente, comprimindo-o ou apertando-o por meio das circunstâncias. Quando falamos de pressão, estamos nos referindo àquelas situações de angústia, frustração e sofrimento, causadas por tribulações, perdas, adversidades ou quaisquer outros conflitos e desafios da vida.
Quais as fontes dessas pressões? Muitas são causadas pelo diabo, outras pelo pecado que nos assedia, e muitas pelas pessoas e pelo próprio ambiente onde vivemos. As pressões são uma das estratégias mais eficazes de satanás para obrigar o crente a desistir de seus objetivos.
Há vários tipos de pressões: sutis, astuciosas e das próprias circunstâncias. Porém, independente de sua origem, sabemos que Deus permite que elas nos persigam, principalmente, por três motivos:

1. A pressão mostra quem nós somos
Compartilhar: Você concorda com a firmação acima, que as pressões revelam quem somos? Explique.

Podemos conhecer melhor uma pessoa quando ela está vivendo sob pressão. Muitos na aparência são espirituais e firmes quando tudo vai bem, mas quando pressionadas elas nos surpreendem com suas atitudes. A atitude do mundo é revelar e justificar uma ação feita debaixo de pressão. Todavia, a postura de Deus é exatamente o contrário. Deus deseja ouvir o que falamos de cabeça quente, pois as palavras que falamos festivamente têm pouco valor para Deus.

Compartilhar: Em sua opinião qual a melhor forma de conhecer as pessoas?

Leia 1Co 3.12-13 – a Palavra de Deus diz que há um fogo que vem para nos testar. Tal fogo apenas realça o ouro e a prata, tornando-os mais puros. O fogo testa nosso valor espiritual.
Muitas vezes, para sarar uma ferida, o médico tem de espremê-la. Precisamos aprender como lidar com a pressão.

Compartilhar: De acordo com o texto lido de 1Co 3.12-13, quais as pessoas que melhor resistem às pressões?

Compartilhar: Você está vivendo um momento de pressão? Em que área? Gostaria de compartilhar? 

2. A pressão produz realidade

A pressão não possui somente o poder de mostrar o que somos. Ela também pode gerar realidade onde antes não existia. Podemos usar o carvão e o diamante como exemplo. A composição química de ambos é a mesma. O que os torna diferentes é que o diamante foi submetido a altas pressões e temperaturas durante um longo tempo, e isto mudou sua consistência. A mesma coisa acontece com os crentes. Muitos podem possuir a mesma composição espiritual, mas apresentam realidades diferentes.

É a combinação desses três elementos – fogo, pressão e tempo – que produz uma mudança tão radical. Deus usa a pressão para nos transformar. Em outras palavras, é o nosso próprio processo de crescimento.

Portanto, Deus permite a pressão em nossas vidas, tanto para mostrar-nos a nossa própria realidade espiritual quanto para produzir a realidade por Ele desejada.

Compartilhar: Que situações você resistiu firmemente à pressão? Isso fez de você alguém melhor? O que mudou em você?

Conclusão:
A pressão quando recebida do ponto de vista de Deus, pode ser instrumento de bênção em nossas vidas, pois vem para que possamos nos conhecer melhor e sermos transformados em alguém melhor. Na próxima semana, veremos que a pressão é também fonte de poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário