quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Transforme Provações em Triunfos


Começar um estudo de um livro da Bíblia é como fazer uma viagem. Você deve decidir antes para onde você vai e o que espera ver.

O livro de  Tiago é uma carta prática. Ele é mais pregador que escritor. É como se ele nos agarrasse pela lapela, nos fitasse nos olhos e falasse conosco algo urgente.

O tema central de Tiago è: 
O Nascimento (1:13-19a);
O Crescimento (1:19b-25);
O Maturidade (1:26-5:6) do cristão.

A Recapitulação da Introdução (1:12) – através das provas, pela paciência, à coroa. Nascimento (1:13-19a) – Embora a velha natureza permaneça ativa (1:13-16), o Pai nos trouxe ao novo nascimento pela sua Palavra (1:17-19a); Crescimento (1:19b-25) – Nós crescemos pelo ouvir (1:19), receber (1:21) e obedecer (1:22-25) a Palavra; Maturidade (1:26-5:6) – Há três notáveis desenvolvimentos que são características do verdadeira maturidade cristã: 1) O controle da língua (1:26); 2) O cuidado dos necessitados (1:27a); 3) Pureza pessoal (1:27b).

Por que Tiago escreveu esta carta? Para resolver alguns problemas:

1) Eles estavam passando por duras provações;
2) Eles estavam sendo tentados a pecar; 
3) Alguns crentes estavam sendo humilhados pelos ricos, enquanto outros estavam sendo roubados pelos ricos; 
4) Alguns membros da igreja estavam buscando posições de liderança; 
5) Alguns crentes estavam falhando em viver o que pregavam; 
6) Outros crentes estavam vivendo de forma mundana; 
7) Outros não conseguiam dominar a língua; 
8) Outros estavam se afastando do Senhor; 
9) Havia crentes que estavam vivendo em guerra uns contra os outros. Esses são os mesmos problemas que enfrentamos hoje. Para Tiago a raiz de todos esses problemas era A IMATURIDADE CRISTÃ. 


Qual deve ser a atitude com que vamos enfrentar as provações da vida? Tiago responde: “Tende por motivo de toda alegria…”. Em vez de murmurar, de reclamar, de ficar amargo, de enfiar-se numa caverna, devemos nos alegrar intensamente. Essa alegria é confiança segura na soberania de Deus, de que ele está no controle, ele sabe o que está fazendo e sabe para onde está nos levando.

Por mim
Cristiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário